Trabalhe Conosco Home
Âncora Imóveis

DICAS


Como receber os amigos no frio

 

Como receber os amigos no frio

Para criar um ambiente agradável, é importante se atentar não só para o menu, mas também para a decoração, que pode transformar a casa em um local ainda mais acolhedor. ‘Além das comidas gostosas e quentinhas, também é essencial caprichar na produção da mesa para receber os amigos. Uma mesa bem pensada e aconchegante já diz logo de cara o quanto você se importa com seus convidados’, entrega Milena Borges, decoradora de festas intimistas. Abrir as portas de casa para receber amigos é um dos passatempos preferidos do casal Letícia Brandão e Saulo Pagio. Médicos e pais de dois filhos, os dois vivem uma rotina intensa de trabalho e adoram dar uma pausa na correria para reunir pessoas especiais. “Gostamos de tomar vinho e aí começamos a convidar casais amigos com filhos da mesma idade”, conta Letícia. Paulo adora cozinhar e, no inverno, sua especialidade são os risotos. Frutos do mar, bacalhau, filé com risoto de grana padano, são alguns dos preferidos. Receber com charme é essencial para Letícia, que fica atenta aos pequenos detalhes. “Reformamos a casa e fizemos uma varanda gourmet. Compro jogo americano, flor, pratos e alugo peças de vez em quando. Acho legal receber com carinho, mesmo que seja de uma forma bem simples”, diz.

Para o menu, comidas quentes e um pouco mais calóricas são ideais para aquecer o corpo. Mas nem só de sopas, fondues, queijos e vinhos se faz um jantar de inverno. Outras boas opções para servir são risotos, como de cogumelo ou de alho poró, capeletti ou creme de palmito com pão italiano. E também vai bem uma feijoada de feijão branco com carnes como cordeiro, pato, carne de porco e também uma tradicional feijoada brasileira. Mas nada impede que o anfitrião sirva o clássico fondue, além das charmosas tábuas de queijos e frios. Se for no clima queijos e vinhos, Ana Roldão, historiadora que ministra o curso “The Etiquette Lab”, sugere que os anfitriões sirvam uns seis tipos diferentes de queijos. Presunto de parma e pastrami podem completar a mesa. Ao preparar um foundue, a dica é começar pelo fondue de queijo, acompanhado de pães, batatinhas cozidas e salsichas. Em seguida, sirva um fondue de carne. “E por último o de chocolate como sobremesa, acompanhado de frutas como morango, uva, banana e kiwi, além de pedacinhos de brownie ou bolo”, opina Milena Borges. Mas se quiser ousar, Ana Roldão afirma que não existe restrição para nada. “Depende do tipo de alimentação que as pessoas gostam. Saladas, por exemplo, não são só para o verão. Até os sorvetes podem ser servidos, por exemplo. Escolha sabores mais cremosos, encorpados, como os de amêndoas, chocolate, nozes”, explica ela, acrescentando que outra dica legal para sorvetes no inverno é servi-los com calda quente. Para beber, vá além do vinho. As cervejas artesanais estão em alta, as bem encorpadas são uma boa pedida. Uma decoração bem pensada deixa a reunião de amigos ainda mais especial.

Retire as louças que ficam guardadas no armário, e se sentir que falta algum item recorra sempre ao aluguel de peças para festas. “Gosto muito de usar peças, como pratos de modelos e texturas diferentes em uma mesma mesa, ou taças de modelos variados. Neste período, aconselho o uso de velas e luz indireta, para criarmos um clima elegante ou até romântico”, orienta Milena. Para quem tem criança, Letícia Brandão, que recebe amigos toda semana, dá uma ideia para descontrair os pequenos. “Como convido casais com filhos da mesma idade, às vezes eles saem da escola e vêm pra casa direto. Aí enquanto os adultos conversam, faço uma sessão cinema. Coloco cobertores e almofadas e eles adoram!”. Pra finalizar a noite com chave de ouro, surpreenda os convidados. “Presenteie cada um com flores ao final (pode ser as mesmas que foram usadas na decoração). Podem vir acompanhadas com um cartãozinho de agradecimento pela presença, escrito à mão”, diz Milena. Charme puro!

 

Fonte: https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/revista_ag/2017/07/saiba-como-aproveitar-o-frio-para-receber-amigos-e-familia-em-casa-1014084181.html