Trabalhe Conosco Home
Âncora Imóveis

DICAS


Devo contratar um corretor de imóveis?

 

Devo contratar um corretor de imóveis?

Em teoria, todo mundo pode vender ou comprar uma casa sozinho, então por que pagar a alguém para fazer isso por você? Seria mais barato atuar sozinho e assim fazer uma venda sem ser necessário dar comissão a alguém. Entretanto, as coisas podem não fluir desta forma e a contratação de um corretor de imóveis pode ser a melhor coisa que você já fez na vida. 

Segurança

Talvez não seja uma boa ideia partir para negociar o seu imóvel sozinho. O primeiro motivo para justificar tal ato é a falta de segurança. Se você é o dono da casa ou do apartamento para alugar e for negociar você mesmo, você terá que se apresentar, se expondo desta forma. Existem muitos compradores realmente interessados no imóvel, mas também há pessoas em busca de dar um golpe em vendedores novatos e inexperientes.

​Em alguns casos, quando você vai vender um imóvel e não é o corretor, irá receber o cliente em sua residência. O resultado? Está expondo sua casa a ladrões e golpistas, limitando a segurança para você e sua família. Muitas vezes, os golpistas vestem-se tão bem e possuem um diálogo tão promissor que fica bem difícil avaliar e diferenciar uma conversa verdadeira de uma falsa.

Falta de capacidade de negociação

Tudo bem, pode acontecer de você ser uma pessoa bem capacitada em negociação e ser um vendedor nato, mas também pode não ser caso e aí, você não saberá dar um valor ou avaliar propostas promissoras. Para pessoas sem experiência em imóveis, contratar um corretor imobiliário é o melhor a fazer.

O corretor de imóveis tem os olhos treinados de um vendedor e sabe quando a proposta é real ou quando o negócio não será fechado. Se você tentar vender um apartamento ou flat sozinho vai receber muitas ligações, fazer muitas visitas para mostrar o espaço e na maioria das vezes não vai dar em nada. Um corretor já possui um repertório e sabe avaliar uma proposta real ou apenas uma vontade de especular o ambiente. Sem contar que o corretor trabalha para mostrar o ambiente, você pode não ter tempo para isso e vai perder tardes e manhãs de trabalho apenas mostrando o produto a pessoas que nada querem.

Conhecimento em trâmites legais

O corretor de imóveis é o profissional mais capacitado para a venda de um imóvel, porque ele conhece o passo a passo. Como estímulo para dar continuidade a venda até o final, ele simplesmente pode não receber salário se não o fizer e por isso, irá até o final com muito cuidado em cada etapa. Você, no entanto, por não conhecer pode até se prejudicar.

Antes de contratar um corretor de imóveis, é de extrema importância verificar se o profissional em questão está inscrito no CRECI, o órgão regulamentador da profissão, e se a identificação está em dia. O melhor é entrar em contato com o CRECI de sua região antes de fazer qualquer acordo com um profissional desconhecido.

 

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/oportunidades-negocios/por-que-contratar-um-corretor-de-imoveis/