Trabalhe Conosco Home
Âncora Imóveis

DICAS


Limpeza de primavera prepara a casa para as boas energias da nova estação

 

Limpeza de primavera prepara a casa para as boas energias da nova estação

A chegada da primavera com seus dias mais longos e ensolarados pede uma preparação especial para a casa que receberá calor e sol após meses fechada por conta do frio. Assim, a limpeza de primavera – tradição herdada dos países da Europa e América do Norte – adquire em nosso clima tropical contornos de renovação de energia e boas-vindas para as estações mais festivas. Pensando nessa tradição, elaboramos algumas dicas para que a faxina primaveril seja efetiva e prática.

Confira as dicas:

O que inclui a limpeza de primavera?

Para a limpeza de primavera é fundamental planejar o tempo e definir de antemão que se deve limpar. Aqui é recomendável elaborar uma lista, para economizar tempo. O melhor é ir de cômodo em cômodo.

É fundamental que a limpeza se realize de cima para baixo e na seguinte ordem: primeiro se tira o pó de superfícies como armários, mesas, estantes e plantas. O segundo passo é aspirar tapetes e móveis. E, por último, se limpa o chão.

No que diz respeito ao exterior da casa, se recomenda limpar o carro e os móveis do jardim antes de começar o terraço e o hall de entrada. Deste modo, se evita o retrabalho. A limpeza de primavera também é uma boa ocasião para se livrar de objetos velhos.

Lista de tarefas

Geral:

– Limpar as janelas

– Lavar as cortinas

– Retirar teias de aranha de paredes e tetos

– Limpar o pó

– Limpar o chão

Cozinha:

– Limpar o forno e o microondas

– Limpar o exaustor

– Descongelar e limpar o congelador e a geladeira

Banheiro:

– Limpar o lavabo, a banheira, o chuveiro e os ralos

– Limpar o espelho

Sala de estar

– Aspire os sofás

– Esvazie e retire o pó de prateleiras e armários

Quartos

– Aspire e vire os colchões

– Lave os cobertores e cortinas

Áreas externas

– Limpe o carro por dentro e por fora

– Limpe a sujeira do terraço e da entrada

– Organize a garagem

– Organize os móveis do jardim

Quais utensílios de limpeza devo ter no armário?

Menos é mais e isto também se aplica aos produtos químicos. Para a limpeza completa da casa são suficientes os seguintes produtos:

– Detergente de limpeza multiuso

– Detergente para limpeza manual

– Líquido abrasivo

– Limpador de janelas

– Limpador ácido (se possível, com base de ácido cítrico)

Além dos detergentes adequados, são necessários acessórios básicos em qualquer armário de limpeza. Entre eles, uma vassoura e escova para sujeira em pequenas superfícies. Para a limpeza dos pisos, você precisa de um esfregão e um balde. As esponjas de limpeza são ideias para remover a sujeira de diferentes superfícies. Os panos para retirar pó de superfícies devem ser de algodão e microfibra. Aqui, recomendamos usar o sistema de cores das empresas profissionais de limpeza: vermelho para o chão do banheiro, amarelo para as superfícies do banheiro, verde para a cozinha e azul para todas as outras superfícies e móveis.

Como facilitar a limpeza de primavera?

Para facilitar a faxina primaveril indicamos os seguintes equipamentos de limpeza:

– O FC 5 é exemplo de inovação quando o tem é limpar pisos duros. A máquina limpadora de pisos 2 em 1 aspira e esfrega reduzindo o tempo de limpeza em aproximadamente 50%.

– Um limpador de vapor remove a sujeira de diferentes superfícies sem substâncias químicas e desgaste desnecessário.

– Um limpador de vidro consegue um resultado rápido e sem marcas em superfícies lisas.

– A limpeza dos pisos e carpetes é especialmente fácil com o aspirador A 2003 que adicionalmente também aspira líquidos.

– Quem quer economizar tempo e se divertir para limpar os exteriores pode usar uma lavadora de alta pressão, como a K 430 Power Silent Plus.

– A limpadora à vapor é importante aliada da limpeza de primavera. O equipamento é ideal para casas com crianças e pessoas alérgicas, pois não requer o uso de produtos químicos. A água em forma de vapor e em alta temperatura (100 º) elimina 99,99% das bactérias, sujeiras incrustadas e auxilia na remoção de mofos e fungos.

Conselhos de limpeza

Tarefas empoeiradas

No armário de limpeza há vários panos, mas qual usar para limpar o pó? Contra a camada cinza, é melhor usar um pano de algodão suave e ligeiramente umedecido, para que a poeira não aumente durante a limpeza. Os panos de microfibra também são adequados devido ao seu efeito antiestático, à medida que as partículas de poeira aderem ao seu material mesmo sem umidade. Por esse motivo, eles podem ser usados especialmente em móveis em que não é necessário aplicar qualquer produto. No entanto, tenha cuidado com o mobiliário com muito brilho, pois podem arranhar ao usar panos de microfibra. A sujeira grossa nas superfícies e prateleiras também pode ser removida com uma aspiradora com uma escova de móveis.

Janelas sem marcas

Após os meses de inverno, é hora de limpar as janelas para que o sol da primavera entre na casa com toda a sua intensidade. É importante que nenhum líquido permaneça no vidro após a limpeza, pois pode produzir marcas indesejadas. Para fazer isso, simplesmente limpe o vidro com um pano de microfibra. Com o limpador de vidro, você também pode obter um resultado rápido e sem marca. O equipamento deixa as janelas brilhantes em um instante e, graças à sua função de sucção, a água suja cai no tanque e não no chão.

Pisos brilhando

O aspirador de pó sempre é uma boa opção. Ao contrário da vassoura, que eleva a sujeira parcialmente, o aspirador remove migalhas e grãos de poeira completa e permanentemente. É importante retirar esta sujeira antes de passar para a limpeza úmida.

Quem quer economizar esse passo extra pode usar o aspirador da Kärcher A 2003 que adicionalmente também aspira líquidos.

A sujeira sai!

Exaustores estão presentes em quase todas as cozinhas para que os odores não se espalhem pela casa. No entanto, o equipamento não absorve apenas cheiros, mas também funciona como um imã para a gordura. Portanto, se usado regularmente, é importante não limpá-lo apenas do lado de fora, mas também a cada duas ou três semanas. Para fazer isso, remova o filtro de metal e coloque-o verticalmente no compartimento inferior ou, se estiver muito sujo, horizontalmente no compartimento superior da máquina de lavar louça. Para remover completamente a gordura utilize água quente, detergente alcalino e seque com um pano de algodão.

Lavagem de carro após o inverno

Umidade e ar frio:  essa combinação tão presente no inverno pode acelerar a corrosão. Por este motivo, a lavagem completa do carro faz parte da limpeza da primavera. Lavadoras de alta pressão são indicadas para tal função.

Um terraço bem conservado

As lajes de varandas, terraços e quintais estão constantemente expostos à sujeira. Para a limpeza efetiva desses ambientes, lavadoras de alta pressão são indicadas.

Prontos para a temporada de jardim

Os móveis de jardim devem ser limpos no final do inverno com água e detergente para remover sujeira e poeira. A limpeza é realizada mais rapidamente com lavadoras de alta pressão e recomenda-se o uso de um detergente que proteja superfícies.

Os estofamentos dos assentos e espreguiçadeiras que fazem parte do mobiliário de jardim são prejudicados pelo sol e pela chuva. Por esse motivo, materiais delicados e coloridos devem ser pulverizados com um protetor de manchas. As tampas de fibras sintéticas são laváveis, enquanto as capas de algodão são quimicamente limpas.

 

 

Fonte: http://casinhachique.com.br/la-em-casa/limpeza-de-primavera-prepara-a-casa-para-as-boas-energias-da-nova-estacao/