Trabalhe Conosco Home
Âncora Imóveis

DICAS


Por que você deve contratar uma imobiliária?

 

Por que você deve contratar uma imobiliária?

Confira as 6 vantagens de contratar uma imobiliária

Muitas vezes, na esperança de economizar nas negociações ou mesmo por desconfiança, muitos compradores de imóvel erram em não contratar uma imobiliária para encontrar o imóvel ideal e realizar uma transação com segurança e tranquilidade.

Esse engano ainda é comum para quem não tem as informações necessárias sobre como uma imobiliária pode facilitar esse processo. O conhecimento de mercado, a consultoria jurídica e a intermediação na negociação, garantindo que todas as partes saiam satisfeitas, são alguns dos pontos fortes do benefício em contar com uma imobiliária.

Se você ainda não sabe do que estamos falando e quer entender melhor por que deve contar com esse tipo de serviço para comprar casa, listamos 6 vantagens desse processo.

Continue lendo e tire o máximo de proveito das informações a seguir.

1. Conhecimento de mercado

Se você é o tipo de comprador que quer fazer um bom investimento na compra de um imóvel, contar com uma imobiliária pode ser o primeiro passo para não se enganar e fechar um bom negócio.

Informações sobre a valorização comercial do imóvel e da região na qual se encontra, vantagens e desvantagens que a casa ou o apartamento apresenta, bem como prospecções de como o imóvel poderá se valorizar ou desvalorizar nos próximos anos são algumas das informações valiosas que uma imobiliária pode lhe prestar.

Vale ressaltar que, por lei, a imobiliária é obrigada a fornecer as informações solicitadas pelo comprador e, caso o cliente sinta que foi lesado, pode processá-la.

2. Mais segurança durante a transação

Conforme começamos a dizer, hoje já é garantido por lei que a imobiliária que omitir informações ao cliente poderá ser punida legalmente por isso. Portanto, aquela imagem de descrédito que alguns compradores ainda têm em relação a imobiliárias e corretores está fadada a ser superada — e, cá entre nós, maus profissionais existem em qualquer área.

Fora isso, existe a questão da concorrência, já que não faltam imobiliárias oferecendo imóveis para compra e aluguel. Aquelas que realmente prestam um bom serviço, com profissionalismo e respeito ao cliente, certamente se destacam entre as demais.

Esse contexto de maior demanda por um atendimento de qualidade faz com que o comprador ganhe ainda mais segurança na transação, exigindo e colhendo as informações de que necessita sem precisar se alarmar com isso.

3. Elaboração de contrato válido

As melhores imobiliárias contam com um setor jurídico próprio que avalia todas as condições do contrato para ter certeza de atender aos direitos e deveres de ambas as partes, comprador e proprietário.

A elaboração de um contrato de promessa de compra e venda, bem como a análise de toda a documentação legalmente exigida fica a cargo da imobiliária, salvando o cliente de mais esse custo e desgaste com burocracia.

Além disso, quando o comprador decide fechar negócio por conta própria, o proprietário costuma deter mais informações do que ele sobre a transação e tirar proveito disso. Ao contratar uma imobiliária, você se vê livre desse tipo de problema.

4. Realização de vistorias quando se tratar de imóveis usados

Outra boa prática que uma imobiliária de confiança tem é a vistoria de imóveis usados para venda. Mais uma vez, isso salva tempo e dinheiro do comprador ao verificar em cada local se as instalações estão funcionando devidamente e quais são as condições reais do imóvel.

Mesmo com a Internet e os recursos tecnológicos, como o Tour 3D, nada dispensa uma visita presencial ao local. Além do mais, corretores são especialistas no assunto e possuem todo o olhar clínico e conhecimento necessário para julgar quais são as vantagens e desvantagens de um determinado imóvel — algo que, para muitos, pode passar batido.

5. Intermediação de negociação com o proprietário

Em processos de negociação entre duas pessoas, não é raro acontecerem desentendimentos e desgastes, seja pela divergência de interesses ou por mera falta de informação sobre o negócio.

Em ambas as possibilidades, a imobiliária servirá como um ponto de equilíbrio às partes. Isso ocorrerá pelos seguintes fatores:

1) uma boa imobiliária ofertará apenas aqueles imóveis que estão dentro dos reais interesses e possibilidades do cliente;

2) a obrigação ética e legal de fornecer todas as informações necessárias ao comprador diminui a chance de ocorrerem frustrações na negociação ao intermediar o contato com o proprietário;

3) o comprador deve, também, aproveitar essas questões para deixar claro de antemão quais são as suas reais condições financeiras, o tipo de imóvel que busca, em qual região, etc.

Com o intermédio da imobiliária, se torna mais fácil encontrar um ponto em comum entre os interesses de compradores e proprietários e, se você souber utilizar a seu favor, poderá ter ainda mais segurança no momento da compra. Aproveite!

6. Economia com processos burocráticos

Na introdução, comentamos rapidamente sobre como algumas pessoas, na esperança de economizar dinheiro, preferem fechar negócios imobiliários por conta própria, por acharem que a comissão será um grande prejuízo no momento da compra.

Na verdade, se colocarmos no papel todos os pontos apresentados ao longo deste artigo e considerarmos quais seriam os gastos para um comprador que fizesse tudo isso sem a ajuda de uma imobiliária, veríamos que o custo ultrapassaria (e muito) o valor de uma comissão.

Ao comprar um imóvel, são muitos os processos burocráticos envolvidos, como o registro do imóvel no nome do novo proprietário (nesse caso, você) e a redação de um contrato que tenha valor legal e que atenda aos interesses do proprietário e do comprador. Existem, ainda, as inúmeras visitas a diferentes imóveis e diversos outros cuidados, que exigem não só tempo e dinheiro, mas também o conhecimento necessário para serem feitos da maneira correta.

Por isso, se você quer ter tranquilidade na compra de um imóvel, não hesite em contratar uma imobiliária. Opte por aquelas que são de confiança e com profissionais registrados no CRECI. As vantagens e a economia envolvida vão muito além da parte financeira e se estendem à comodidade em ter segurança e sucesso ao fechar negócio.

 

Fonte: https://www.chavesnamao.com.br/noticias/corretores-de-imoveis-de-sucesso/contratar-uma-imobiliaria/