Trabalhe Conosco Home
Âncora Imóveis

DICAS


Sorocaba/SP faz parte das melhores cidades para se viver na 3ª idade

 

Sorocaba/SP faz parte das melhores cidades para se viver na 3ª idade

Sorocaba ocupa a 33ª posição entre as 150 maiores cidades brasileiras no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que avalia os melhores municípios para se viver após os 60 anos. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), revela as atuais condições das cidades, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos.

Continuar ativo após a aposentadoria, segundo o geriatra Ricardo Veloso, é um dos fatores determinantes para a longevidade. Segundo o médico, a busca por qualidade de vida deve começar bem mais cedo, para que, após os 60 anos, seja possível desfrutar do descanso com saúde e tranquilidade. "Praticar alguma atividade física regularmente e ter uma alimentação balanceada são fundamentais", orienta. A boa relação familiar e o envolvimento com algum projeto pessoal, conta Veloso, também ajudam a chegar na terceira idade com disposição.

Segundo Marcos Fernando Rolim de Castro, responsável pela coordenadoria do idoso de Sorocaba, a cidade dispõe de ferramentas para garantir a qualidade de vida para aqueles que já passaram dos 60 anos. No Clube do Idoso e na Chácara do Idoso, por exemplo, os cadastrados participam de aulas de ginástica, alongamento, caminhadas em grupo, dança circular, assistem filmes e têm acesso a diversos jogos. "O principal foco é estimular a sociabilização." Jurandir Pereira Junior, diretor de área da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), destaca que nos espaços também são oferecidos festas e até corte de cabelo. Atualmente são cerca de cinco mil idosos cadastrados para as atividades.

Confira mais informações e a matéria na integra, no link abaixo.

 

Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/777841/sorocaba-esta-entre-as-melhores-cidades-para-se-viver-na-3-idade